terça-feira, 9 de abril de 2013

Sócios do Moreirense votam crianção de SAD ou SDUQ no dia 19


Sócios do Moreirense votam criação de SAD ou SDUQ no dia 19
Os sócios do Moreirense vão discutir e votar o novo modelo de gestão do clube numa Assembleia Geral que será agendada para o dia 19, ou seja, de sexta-feira a uma semana.
A reunião será marcada para as 18 horas, mas apenas começará uma hora mais tarde, às 19 horas.
 
Um recente Decreto-Lei, sobre o Regime jurídico das Sociedades Desportivas, impõe que os clubes profissionais enveredem por um novo modelo de gestão SAD ou SDUQ - para permanecerem nos campeonatos profissionais. Uma opção que terá de ser tomada pelos sócios e formalizada pela Direcção até 30 de Junho, daí que Vítor Magalhães já tenha pedido o agendado da Assembleia Geral, cuja convocatória será brevemente conhecida.
 
De acordo com as informações recolhidas pela Santiago, Vítor Magalhães vai apresentar aos sócios do Moreirense a constituição de uma Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas, solução que acarreta menos custos que uma Sociedade Anónima Desportiva. Além disso, na actual conjuntura económica o Moreirense, como a grande maioria dos clubes portugueses, não encontra investidores para formar uma SAD.
 
O modelo que a Direcção vai propor, a SDUQ, é o mais aproximado da fórmula de gestão que tem sido adoptada no clube ao longo das últimas décadas. Numa Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas, o Moreirense terá de ter apenas um administrador e o capital social para a sua constituição não necessita de ultrapassar os 75 mil euros.
 
Na Assembleia Geral do dia 19, os sócios do clube de Moreira de Cónegos serão colocados perante estes factos quando forem chamados a escolher o novo modelo de gestão. De resto, a constituição de uma SDUQ poderá arrancar já nas próximas semanas, de forma a que o processo esteja concluído no dia 30 de Junho, como dizem os regulamentos.