sexta-feira, 31 de março de 2017

SÓCIOS DO MOREIRENSE AUTORIZARAM CLUBE A REALIZAR HIPOTECA VOLUNTÁRIA


Os sócios do Moreirense aprovaram por unanimidade as propostas apresentadas pela Direcção para a constituição de uma hipoteca voluntária, no decorrer de uma Assembleia Geral Extraordinária que teve lugar esta sexta-feira.

A hipoteca é sobre o prédio urbano propriedade do Moreirense, inscrito na matriz predial urbana da freguesia de Moreira de Cónegos sobe o artigo 2604, para garantia do cumprimento das obrigações do clube e da SAD perante a Administração Tributária e Segurança Social.

Em causa está um processo que resulta da venda do avançado Nabil Ghilas ao FC Porto, no Verão de 2013. Na altura, o FC Porto pagou 3 milhões e 800 mil euros por 50 por cento do passe do ponta-de-lança franco-argelino. Dessa verba, a SAD desembolsou 300 mil euros para ressarcir o agente do jogador. Um valor que o Moreirense declarou à Autoridade Tributária, procedimento que o empresário de Nabil Ghilas à data não terá cumprido. No cruzamento de dados que fez mais tarde, a Autoridade Tributária detectou esta falha e procurou executar o agente desportivo. Contudo, tal não terá sido possível, por motivos não apurados.

A Autoridade Tributária abriu um processo, e, segundo foi explicado na Assembleia Geral Extraordinária aos cerca de 70 sócios presentes, o Moreirense vai contestar a acção em Tribunal. É convicção dos responsáveis do clube e da SAD que o processo, de sua parte, decorreu dentro de todos os trâmites legais. De resto, os sócios puderam ouvir que se fosse necessário o Moreirense tinha condições para liquidar a verba que agora estará a ser exigida pela Autoridade Tributária, mas que não o faz por considerar que se trata de uma injustiça, pelo que processo deverá ser dirimido em sede de Tribunal.

Na sequência deste caso, o Moreirense foi alvo de duas sindicâncias por parte da Autoridade Tributária, a última das quais terminou já em Janeiro de 2017, que atestaram as contas apresentadas pelo clube e Sociedade Anónima Desportiva.

in "http://guimaraesdigital.com/?a=noticias&id=67587"